O Amapá realizou o ato estadual de lançamento da 3ª Conferência Nacional do PCdoB sobre a Emancipação das Mulheres no dia 19/2, com a presença com cerca de 50 pessoas, de forma virtual.
O ato teve várias intervenções sobre a emancipação das mulheres. Vanessa Graziottin, secretária nacional de Mulheres do PCdoB, falou sobre o contexto político atual e como isso afeta a vida das mulheres na sociedade.
A coordenadora norte da 3ª Conferência, Vanja Andreia, falou das lutas em vários aspectos, como saúde e violência machista e sexista.
O secretario de Movimentos Sociais do PCdoB/Amapá, Ivon Cardoso, trouxe um pouco da realidade dos movimentos sociais da região norte do Brasil.
Glaucia Morelli, conselheira nacional de Saúde, falou sobre como a falta da vacina e o fim do auxílio emergencial afetou a vida dos brasileiros.
A secretária de mulheres do PCdoB/Amapá, Aldinéia Machado, fez uma explanação sobre a conjuntura que vivemos e sobre a importância de divulgar e debater o feminismo popular.
As secretárias municipais de Mulheres do PCdoB compartilharam o conhecimento das suas realidades locais: Marilia Moura/Laranjal do Jari, Hayam/Macapá, Marlene/Santana.
Diversas entidades e parlamentares prestigiaram o evento. A deputada Cristina Almeida (PSB) falou sobre os projetos aprovados para proteção das mulheres do Amapá na Assembleia Legislativa e parabenizou o PCdoB “por ter esta visão tão avançada em trazer o debate para em conjunto com homens e mulheres”.
Ester de Paula, militante politica das causas sociais voltadas às mulheres, falou sobre a realidade das mulheres no mercado de trabalho, o combate ao desemprego, a apropriação dos espaços. Katia Silene Almeida, presidente do SINDSEAP, falou sobre o mundo do trabalho, dupla jornada e o machismo estrutural.
O ato finalizou com o vice-presidente do PCdoB, Luiz Pingarilho, explanando sobre a política e o estatuto do Partido que consideram a luta contra a discriminação das mulheres, prioridade.
Parabéns a camarada Aldineia pela condução da construção da 3* Conferência do PCdoB sobre a emancipação das mulheres.Orgulho de ser seu contemporâneo.