Na manhã desta quinta-feira (17), esteve reunido na sede do governo de transição no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília-DF, o conselho político da transição para o futuro governo Lula, composto por 14 partidos que integram o gabinete de transição.

Estiveram presentes representantes do PT, PCdoB, PV, PSB, Solidariedade, Psol, Rede, Agir, PROS, Avante, PDT, PSD, MDB e Cidadania. 

A presidenta nacional do PCdoB, vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, que integra o conselho político, disse que a reunião tratou da formação dos grupos temáticos e, principalmente, da necessidade da participação de parlamentares nestes grupos para construir uma agenda de proximidade com o legislativo federal.

Luciana Santos comentou ainda sobre as graves denúncias que apontam os relatórios do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a situação das obras públicas e programas do atual governo federal. Segundo a dirigente, “cada vez mais a gente descobre coisas muito piores do que a gente imaginou”.

A pedido da coordenação geral do gabinete de transição, foi entregue na noite desta quarta-feira (16) um conjunto de documentos preparados pelas equipes técnicas do TCU para dar subsídios ao trabalho de transição. 

O documento entregue ao vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, coordenador geral do gabinete de transição aponta a situação de obras públicas, implementação de políticas públicas e setores de atenção em relação à fiscalização e transparência. O levantamento apresenta, entre outras áreas de risco, que há mais de 14 mil contratos paralisados somando mais de R$ 144 bilhões.

Por Eliz Brandão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *