Com o objetivo de ampliar a participação política das mulheres, o PCdoB trabalha no Congresso Nacional pela votação de propostas que facilitam a eleição de mulheres. A secretaria nacional de Mulheres do PCdoB, Vanessa Grazziotin, articulou diversas reuniões em Brasília para viabilizar a aprovação dessas medidas. “Precisamos debater, com muita força, a questão da participação da mulher na política”, explica.
Nessa semana, Vanessa e Jô Moraes, ex-deputada federal que já coordenou a bancada feminina na Câmara, e presidente do PCdoB/BH, estiveram com a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ) e trataram sobre a inclusão desse tema no debate sobre a reforma política.
A intenção é garantir pelo menos 1/3 das cadeiras para parlamentares mulheres. A deputada federal Jandira Feghali explicou que é preciso garantir o aumento das vagas para as mulheres. “Temos sete emendas tramitando em relação às mulheres, mas estamos fazendo a luta pela reserva de cadeiras. Ela se dá percentualmente e queremos chegar a 1/3, de forma gradativa, e com estímulo para que as mulheres possam ser eleitas, ou seja, a gente aumenta o valor do fundo eleitoral quando conseguir eleger as mulheres. Isso sem retrocesso no que já conquistamos, que é o financiamento e o tempo de televisão. Essas alterações da lei eleitoral são necessárias para que a gente consiga preservar e garantir maior participação das mulheres na política e com presença no parlamento, nas assembleias legislativas e câmaras de vereadores”, afirmou Jandira.
Para Jô Moraes, “é fundamental que o movimento feminista se mobilize, pressione os deputados de seus estados, para que a gente possa garantir as conquistas e não ter perdas nem retrocessos”.