Mais Democracia, Mais Mulheres na Política – A Secretaria Nacional de Mulheres do PCdoB realiza no mês de agosto o curso nacional de formação de lideranças mulheres, visando ampliar a presença feminina nos processos políticos e espaços de poder.

O Brasil é um país com baixa representação política das mulheres nos executivos, no Congresso Nacional, Câmara e Senado, nas prefeituras e câmaras municipais, evidenciando um déficit democrático na sociedade brasileira.

Ao convocar as mulheres filiadas à sua legenda, o PCdoB compreende que “grande é o desafio para superar essa sub-representação fundamentada na história de opressão das mulheres; na educação diferenciada e a na divisão sexual do trabalho”, afirma Vanessa Grazziotin, secretaria nacional da Mulher do PCdoB.  “Combinada a uma legislação eleitoral restritiva, ao machismo que permeia os partidos políticos e a violência política de gênero, esse conjunto cria grandes obstáculos à participação das mulheres nos espaços de poder e decisão”, diz Vanessa Grazziotin.

Para Ana Maria Rocha, secretária da Mulher do PCdoB/RJ, “é louvável o empenho das forças progressistas, do PCdoB em particular e do movimento feminista para interferir na reforma política, fortalecer seu conteúdo democrático e favorecer a ampliação da participação das mulheres”.

Ana Rocha, que dará a primeira aula do curso, no dia 10 de agosto, afirma que “em meio à onda conservadora do desgoverno Bolsonaro, torna-se fundamental   criar ainda mais convicções no PCdoB, nas direções partidárias e entre as mulheres da urgência em fortalecer o protagonismo político das mulheres, como parte do fortalecimento da democracia brasileira”.

Para isso, diz Vanessa Grazziotin, é necessário reforçar o olhar de gênero na reforma política e impulsionar a participação qualificada das mulheres no 15º Congresso do PCdoB. “Nosso Partido se integra no esforço para superar a sub-representação feminina nos espaços de poder e decisão”.

O PCdoB trabalha por mais mulheres na política e no poder para derrotar Bolsonaro e seu desgoverno de fome, miséria e falta de vacina, para impulsionar um projeto nacional de desenvolvimento, com geração de emprego e renda, e emprego digno para as mulheres; por um país com políticas públicas que permitam às mulheres o pleno desenvolvimento de suas capacidades enquanto trabalhadoras e cidadãs.

O curso nacional de formação tem como público alvo lideranças mulheres e possíveis candidatas; dirigentes partidários, mulheres das comissões políticas estaduais, integrantes do Fórum Nacional Permanente do PCdoB sobre a Emancipação das Mulheres, fóruns estaduais e comissões de mulheres nos estados e municípios.

Para participar do curso é necessária inscrição preencher a ficha de inscrição disponível no linkhttps://cutt.ly/XQr782V