A Secretaria Nacional da Mulher do PCdoB se solidariza com a vereadora Giovana Mondardo do PCdoB – Criciúma/SC que vem sofrendo constantes ataques do prefeito e do líder do governo na Câmara Municipal, por sua atuação parlamentar.
O mais recente aconteceu por Giovana questionar o decreto que flexibiliza o uso de máscaras no município. O prefeito referiu-se a ela como “bêbada e que não traz nada bom para o município”.
Já o líder do governo na Câmara faz coro com a prática da violência política de gênero. Chamou a parlamentar de “destemperada” quando questionado sobre pedido de urgência de um projeto. Certamente ele não se refere dessa forma aos parlamentares homens.
É inadmissível que as mulheres continuem sendo vítimas de agressões nos poucos espaços de poder que ocupam. Essa situação demonstra mais uma vez que as mulheres encontram muitas dificuldades para garantir seu espaço público.
A perseguição a Giovana se dá também pelo conteúdo de seus projetos, caracterizando também preconceito: projetos voltados para as mulheres, população LGBTQIA+, defesa dos animais e ações sociais.
Giovana Mondardo é a vereadora mais jovem do município, a segunda mais votada e a que tem maior produção legislativa. Em quase 11 meses de mandato, já foram seis leis aprovadas, além de requerimentos que questionam áreas de interesse do município. Nenhuma das leis, no entanto, foi sancionada pelo prefeito.
Especialista em Atenção Básica e Saúde da Família, especialista em Gestão de Saúde e mestranda em Saúde Coletiva, Giovana não está sozinha. Estamos com ela, na luta por igualdade de direitos, pelo fim da violência política de gênero para que mais mulheres possam ocupar os espaços de poder. Só com equidade de gênero, a agressão desaparecerá e as mulheres ficarão confortáveis para ocupar os espaços políticos. Enquanto isso não acontecer continuaremos denunciando toda e qualquer agressão sofrida pelas mulheres, exigindo punição aos agressores.
Estamos contigo, Giovana!
Secretaria Nacional da Mulher do PCdoB