As mulheres continuam a jornada de encontros regionais para contribuir com o programa do movimento Vamos Juntos pelo Brasil que dá sustentação à pré-candidatura do ex-presidente Lula e do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ao Palácio do Planalto.
Reconstruir o Brasil pelas mãos das mulheres é o tema dos eventos que começaram pela região Norte e continuam na região Sul, no dia 26 de junho, próximo domingo, a partir das 9 horas. O Encontro será online e é necessário se inscrever para receber o link da sala.
As inscrições podem ser feitas preenchendo o formulário.
O primeiro encontro, na região Norte, foi considerado um sucesso. Mary Cruz, da Rede, e Anne Moura, do PT, coordenadoras do Grupo de Trabalho da Região Norte, afirmam que este foi um encontro inspirador e incluiu representantes de partidos políticos aliados e inúmeros movimentos de mulheres de toda Amazônia.
“As mulheres discutiram por mais de três horas sobre os problemas que passamos aqui, mas também e, principalmente, sobre soluções para melhorar a vida da gente. Foram representantes de mulheres negras, indígenas, das cidades, dos campos, mulheres das águas, das florestas, ribeirinhas, LGBTQIA +. Foi uma representação incrível e plural como é a nossa região. Saímos fortalecidas e com a certeza de que juntas e na direção certa que seguimos ao lado de Lula Presidente vamos reconstruir o Brasil pelas mãos das mulheres”, afirmam Mary Cruz e Anne Moura, em declaração enviada ao Portal Vermelho.
A secretária interina das Mulheres do PCdoB, Márcia Campos, diz que as secretárias estaduais das mulheres dos partidos que compõem a coligação que apoia Lula e Alckmin cumpriram importante papel na mobilização para a plenária e que o encontro foi estímulo para que as mulheres venham a cumprir papel expressivo na campanha eleitoral.
As palestrantes do encontro foram: professora Luana Tomás; dra. Iraildes Caldas; deputada Alzira Nogueira (PSOL/AM); deputada federal Professora Marcivânia (PCdoB/AP); Vanessa Grazziotin ,ex- senadora e pré-candidata à Câmara Federal; e Vanja Andréa, presidente da UBM/CMB.
As mulheres reafirmaram o compromisso com a luta por um Brasil desenvolvido, contra a carestia e a fome, por trabalho, saúde e educação. Realizado na região onde foram assassinados o jornalista Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira, o encontro reformou a luta em defesa da Amazônia e dos povos da floresta. E pediu punição exemplar e urgente dos mandantes e executores da barbárie praticada contra Bruno e Dom.
O resultado desse conjunto de encontros regionais para debater políticas públicas será apresentado para Lula e Alckmin em Encontro Nacional- previsto para o mês de julho.
Confira as datas confirmadas dos encontros regionais:
26/06 –Mulheres do Sul com Lula (9h – online)
27/06 – Estadual Mulheres do Nordeste com Lula (14h às 21h – híbrido, com presencial no RN)
29/06 – Encontro Estadual Mulheres de São Paulo com Lula (presencial)
01/07 – Encontro Estadual Mulheres do Rio de Janeiro com Lula (presencial)
02/07 – Encontro Mulheres do Sudeste com Lula (online)