A Secretaria Nacional da Mulher do PCdoB faz parte da estrutura organizativa do Partido Comunista do Brasil. A secretária nacional é eleita pelo Comitê Central do Partido e hoje essa função é ocupada pela ex-senadora Vanessa Grazziotin, e a secretaria adjunta por Marcia Campos.
O artigo 53 do Estatuto do PCdoB afirma: “A luta contra a discriminação das mulheres tem prioridade na atuação do Partido e em sua vida interna. O Partido promove a luta pela emancipação das mulheres, pelo igualdade de direitos entre gêneros , e combate a todas as formas de violência e preconceito contra as mulheres; estimula a participação nas entidades com prometidas com essa causa; e proporciona a preparação e formação de suas militantes e quadro, definindo políticas de ampliação da sua participação nas diversas instâncias partidárias, e nos seus cursos de formação.
Cumprindo também o Estatuto Partidário, o Partido constituiu e mantém o Fórum Permanente de Mulheres do PCdoB, coordenado pela Secretaria Nacional da Mulher do Comitê Central, com a responsabilidade de propor uma politica emancipacionista das mulheres e acompanhar sua aplicação nas diversas esferas de ação do Partido. O mandato do Fórum é exercido entre uma e outra Conferência Nacional. O Partido também estimula a constituição de fóruns estaduais e municipais de emancipação das mulheres.
Hoje, o PCdoB tem, no mínimo 30% de mulheres em suas instâncias partidárias. Esse também é o percentual mínimo de participação feminina nas conferências e congressos partidários; bem como nas comissões Politica e Executiva do Comitê Central.
O PCdoB defende o feminismo emancipacionista, compreendendo que a emancipação das mulheres só será completamente possível com a emancipação de toda a sociedade.
Hoje, 40% da bancada federal do PCdoB é composta por mulheres, assim como a presidência nacional do Partido. São muitas as lideranças mulheres do PCdoB mas isso ainda é insuficiente.
Queremos que mais mulheres venham fazer parte das fileiras do PCdoB para ocupar novos e maiores espaços no Partido e na sociedade e suas instâncias politicas.
O Partido Comunista do Brasil foi fundado em 25 de março de 1922. É o partido mais antigo do país em atividade. Reorganizou-se em 1962, adotando a sigla PCdoB. Atualmente busca constituir uma Frente Ampla, pela retomada da democracia e contra os retrocessos nos direitos dos trabalhadores, das mulheres, da juventude, dos negros e demais setores oprimidos da sociedade.
Para saber mais, acesse www.pcdob.org.br