A mobilização para a 3ª Conferência do PCdoB sobre a Emancipação das Mulheres está grande em Minas Gerais. No próximo dia 18/3, quinta-feira será realizado o Lançamento Estadual da 3ª Conferência, com a participação da ex-deputada federal e Presidenta do PCdoB BH Jô Moraes, da Presidenta da UBM MG Barbara Ravena, da Presidenta da CTB MG e do SINPRO MG, Valéria Morato, da Secretaria de Mulheres do PCdoB MG, Júlia Aguilar e do Presidente do PCdoB MG, Wadson Ribeiro.

Antes, porém, cerca de 70 mulheres e homens reuniram-se no dia 2 de fevereiro, na primeira plenária da etapa municipal da 3° Conferência Nacional, em Belo Horizonte. Este evento teve a presença de Fátima Carvalho, do coletivo mães-solo; Júlia Aguilar, secretária estadual da Mulher do PCdoB em MG; e Jô Moraes, presidenta municipal do PCdoB e componente da comissão nacional que organiza a Conferência.

“Foi uma reunião exitosa, na qual a fala foi aberta a quem queria se manifestar sobre os temas do nosso cotidiano, da política, da cidade e dos principais desafios da luta da mulher”, avaliou Jô Moraes. As participantes levantaram vários aspectos de lutas urgentes das mulheres, as mais atingidas pela pandemia do novo coronavírus e pela política genocida do governo Bolsonaro, como a defesa de um plano nacional de vacina consistente, o retorno de políticas públicas de saúde e assistência social voltadas às mulheres mais pobres, a luta pela moradia, pelo emprego, a volta do auxílio emergencial e a ampliação da participação e protagonismo da mulher em todos os espaços de poder.

Uma das lutas atuais prioritárias das mulheres emancipacionistas em Belo Horizonte é pela retomada das obras da Maternidade Leonina Leonor, na região de Venda Nova. A prefeitura decidiu, recentemente, não concluir as obras, paradas há dez anos. Mais de R$ 10 milhões investidos em camas hospitalares, cadeiras de roda, macas, banheiras e outros mobiliários estão se deteriorando.

As atividades da etapa municipal continuam nos próximos dias, com a realização de reuniões descentralizadas. “Vamos organizar reuniões por bairros, locais de trabalho ou onde houver demanda, para continuar este debate sobre nossas lutas e como organizá-las”, explicou Julia Aguilar. As participantes da Conferência também estão recolhendo assinaturas para o manifesto lançado pela coordenação nacional.

A plenária de lançamento estadual no próximo dia 18 pretende mobilizar o coletivo partidário para o debate do documento da 3ª Conferência bem como ampliar seu alcance para outras áreas da sociedade mineira.