Em entrevista na noite desta quinta-feira (20), a vereadora de Porto Alegre, Sanitarista e Educadora Social, Daiana Santos, a primeira deputada negra e lésbica eleita para a Câmara dos Deputados pelo Rio Grande do Sul falou sobre a conquista da vaga, comentou sobre o segundo turno eleitoral no Brasil e no estado e exaltou a visita do candidato Lula que esteve esta semana em Porto Alegre.

Daiana imputou o êxito da campanha na necessidade de ampliar a representatividade da diversidade brasileira no poder. “É uma vitória nossa, do movimento social, do movimento de mulheres, de negros, das pessoas que nunca desistiram, porque justamente essa união de forças que fez com que pessoas como eu, de corpos como meu e toda essa trajetória hoje, se coloque a disposição na política e esteja protagonizando parte desta mudança que aqui no Rio Grande do Sul que já se iniciou tanto pela Assembleia Legislativa, como para a Câmara federal. E tenho certeza que vamos lutar ainda mais, com mais força para a vitória do presidente Lula”.

O Rio Grande do Sul é um dos 12 estados da federação que terá segundo turno na disputa ao governo do estado. O ex-governador Eduardo Leite (PSDB) e seu vice, Gabriel Sousa (MDB) disputam o cargo pela coligação formada pela Federação PSDB/Cidadania, MDB, PSD, Podemos, União Brasil. Leite recebeu neste segundo turno, o apoio de partidos como o PSB, PT, PCdoB e Psol.

Já Onyx Lorenzoni, do Partido Liberal (PL), aliado de Bolsonaro é candidato da coligação Republicanos, Patriota, Pros e PL e tem como vice, também do PL, Claudia Jardim.

Sobre essa disputa, a deputada eleita esclareceu a necessidade de se posicionar pela candidatura de Eduardo Leite com intuito de dar à campanha um direcionamento mais benéfico à população.

“É importante, porque é uma mobilização constante leva à conscientização da necessidade de um voto lúcido, voto que venha a ser parte dessa estrutura que nós acreditamos ser mais igualitária, um voto antirracista, feminista, voto que é a favor da população, que é sim pela comunidade LGBTQIA+, voto que é pelo povo, por isso, estamos aí nas ruas”.

Visita de Lula em Porto Alegre

Em agenda na capital do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (19), o candidato da Federação Brasil da Esperança, Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido por mais de cinquenta mil pessoas numa belíssima e magnífica campanha pelas ruas, classificou a vereadora.

Daiana contou entusiasmada que “Lula veio e ouso te dizer que foi o melhor ato dele aqui”. Na rua com o povo, com famílias inteiras, as pessoas se mobilizaram desde muito cedo nas ruas, recebendo caravanas que vieram do interior, no Hotel para receber ele e nas ruas, contou.

Para ela, um sinal de que as pessoas estão acreditando na vitória, porque ele fala com a realidade do povo, de homens e mulheres trabalhadoras, com mães solos que estão pensando na dignidade de volta e Lula é esse cara que faz que a gente sinta essa energia, essa vibração e acho que isso vai corresponder com os votos nas urnas aqui, a fala dele foi muito direta e muita objetiva”, observando que a população ouvia o candidato atentamente.

A vereadora considerou a manifestação popular com Lula “muito potente”. Segundo ela, “um mar vermelho de gente” com bandeira do Brasil, resgatando nossos símbolos nacionais, contou.

“A vinda do Lula neste período, nesta reta final dá um gás necessário para que a gente mobilize a militância e também para nós, que já tocamos direto para que a gente vá ainda com mais força para essa vitória”.

Daiana elogiou a energia e a preparação do candidato Lula, “ele vem já afiado, e sabendo exatamente que o nosso povo estava esperando dele, vem dialogando e ele chega com toda essa força”.

Ressaltou ela na entrevista que estava ainda impactada com a vibração e energia do candidato e sua conexão com o povo. “Ele [Lula] vem e nos dá a certeza que estamos do lado certo”, frisou.

Fora Bolsonaro

Para a deputada eleita, o impacto da irresponsabilidade do governo Bolsonaro na vida da população mais pobre é retratado nas ruas. “Está um sufoco, a gente tem andado pelas ruas e tem sentindo muito isso. A população não aguenta mais, definitivamente não dá para a gente relativizar ou sequer pensar na possibilidade de continuidade deste projeto de aniquilação da população”.

Bases sociais

Em sua avaliação, esse processo eleitoral mostrou a necessidade e o desafio de reestruturação das bases sociais no estado. “Será um desafio muito grande, mas tenho certeza que nós vamos trazer de volta essa lucidez. A gente vai ter um trabalho de reestruturação dessa base e com necessidade de muita energia nossa, mas a gente vai voltar a protagonizar essa mudança, reconstrução mesmo”, disse.

Segundo ela, essa reconstrução se dará com investimentos nos movimentos sociais, na agricultura familiar, nos coletivos de mulheres e principalmente, na Educação, não só o acesso, mas na permanência, disse, citando os institutos federais e a situação arbitrária e de desassistência estudantil comandada pelo reitor interventor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, indicado por Bolsonaro.

“Uma série de questões que são importantes para nós, povo do Rio Grande do Sul, para o nosso povo e isso, sem dúvida alguma, já está iniciando. E a vinda do Lula simboliza isso porque ele está conectado diretamente com essas que são as nossas urgências que o povo tem aqui”.

Confira a íntegra da entrevista:

Por Eliz Brandão