A socióloga Ângela Guimarães, que preside nacionalmente a União de Negras e Negros para a Igualdade (Unegro), vai assumir a Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) do governo Jerônimo Rodrigues (PT) na Bahia. O nome, anunciado pelo novo governador nesta quinta-feira (22), foi uma das indicações do PCdoB para a próxima gestão do Estado.

Na ocasião, a nova secretária agradeceu pela confiança do partido e do movimento negro, e ainda exaltou o trabalho que já vem sendo feito pela promoção da igualdade na Bahia. “A gente não começa, a gente dá continuidade, para avançar na transversalidade. O nosso compromisso é de dormir menos, de ter mais energia e alegria, para fazer ainda mais pela população baiana”, disse.

Mulher negra e jovem, Ângela Guimarães acumula diversas experiências como gestora. Já foi presidenta do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), secretária-adjunta da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) no governo Dilma Rousseff e, atualmente, está à frente da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) do governo Rui Costa.

Na Setre, a socióloga também já foi chefe de gabinete e coordenadora da Agenda Bahia do Trabalho Decente. Entre os anos de 2005 e 2007, ela ocupou a diretoria do Departamento de Ações para a Reparação Social do município de São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador.

A indicação de Ângela Guimarães foi a primeira feita pelo PCdoB a Jerônimo Rodrigues, e outros nomes do partido para o novo governo ainda deverão ser anunciados.

Por PCdoB/BA