Nesta quarta-feira (5), às 19 horas, acontece o encontro virtual de mulheres que irá debater a Tese da 1ª Conferência Nacional do PCdoB de Combate ao Racismo – Por um Projeto Nacional de Desenvolvimento, Antirracista e Democrático. A apresentação do documento será realizada pela deputada estadual Dani Balbi (PCdoB-RJ). O encontro acontece às 19 horas, por meio da plataforma Zoom.

O evento contará com a participação da deputada estadual da Bahia, Olívia Santana, secretária nacional de Combate ao Racismo do partido, e também da secretária nacional da Mulher, Dani Costa. A Tese destaca a importância de aproveitar o novo contexto político aberto com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL) nas eleições presidenciais de 2022.

Além de enfatizar a “ascensão da luta democrática no Brasil”, o resultado eleitoral é visto como um grande avanço para a democracia e marca o início de um processo de reconstrução do país e retomada da agenda de direitos socioeconômicos, de acordo com o documento.

O combate ao racismo é uma pauta crucial que deve ser abordada em todas as esferas da sociedade. Eventos como o encontro virtual de mulheres demonstram o engajamento de lideranças políticas na luta contra a percepção racial e na busca por um projeto nacional de desenvolvimento que seja antirracista e democrático.

Além disso, a discussão e o debate em torno da Tese visam fortalecer as políticas de combate ao racismo, promover a igualdade racial e construir uma sociedade mais justa e inclusiva para todas as pessoas.

Para ter acesso a todo conteúdo sobre a 1ª Conferência Nacional de Combate ao Racismo, clique aqui.

___

Por Bárbara Luz