Reunião do Comitê Municipal do PCdoB Porto Alegre ocorreu neste sábado (8). Foto: Júlia d’Ávila

Neste final de semana, aconteceu reunião do Comitê Municipal do PCdoB de Porto Alegre, que avaliou o acúmulo político partidário, o processo eleitoral da capital gaúcha em 2024 e aprovou o nome da ex-deputada Manuela d’Ávila como representante do PCdoB no pleito. 

Fizeram parte do encontro a deputada estadual e presidenta municipal do PCdoB Bruna Rodrigues; o vereador Giovani Culau, líder do partido na Câmara de Vereadores, e a vereadora Abigail Pereira, além de militantes e dirigentes do PCdoB. 

A reunião iniciou com a fala da presidenta Bruna Rodrigues, que apresentou os desafios que a esquerda tem para superar os interesses de cada partido e construir a unidade tão necessária para a cidade avançar. 

Para Bruna, será necessário colocar no centro do debate o desafio de apresentar a Porto Alegre um projeto real, que fale dos problemas que a população vive em seu cotidiano por conta da negligência da gestão municipal do prefeito Sebastião Melo (MDB), lembrando ainda que esta gestão representa, em sua essência, o legado e a expressão do bolsonarismo.

O último período foi, para o PCdoB, marcado por construções importantes, como o encontro da militância partidária com a ex-deputada Manuela d’Ávila no final de junho. Na ocasião, ela apontou a necessidade de construir uma grande Frente Ampla em defesa da cidade, com a mesma capacidade e amplitude que garantiu a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva. Portanto, é necessário dialogar com todos os partidos das federações que elegeram o presidente. 

Manuela ainda destacou que, para que esse diálogo seja efetivo e real,  “não podemos iniciar pelo nome, mas sim pelo projeto que deve levar em conta o acúmulo das últimas eleições, e para isso é importante a presença e participação da Bancada Negra”. 

Durante a reunião do Comitê Municipal, o vereador Giovani Culau apresentou os desafios que a cidade enfrenta na educação, por exemplo, com a venda dos serviços de manutenção em lote, o que torna a educação da cidade uma mercadoria; ou, ainda, os escândalos de corrupção nos serviços terceirizados que têm sido denunciados. 

A vereadora Abigail Pereira também contribuiu apresentando a necessidade de uma cidade que dialogue com as mulheres e que aponte seu orçamento para onde o povo mais precisa. 

Vencer o bolsonarismo

Ao final da reunião, o conjunto da militância aprovou o nome de Manuela d’Ávila como representante do PCdoB na batalha eleitoral. Mesmo que ela esteja durante um período estudando no exterior, Manuela segue sendo o principal nome da esquerda para o pleito eleitoral e estará presente na eleição de 2024. 

“É hora de vencer o Bolsonarismo, vencer o ódio que invadiu a prefeitura de Porto Alegre e tem vendido nossa cidade cotidianamente, fazendo da vida do nosso povo um caos, seja porque o transporte público é sucateado ou porque não há vagas na creche para nossas mulheres, ou porque desmontaram a rede de assistência social e o povo vive o cotidiano de fome”, afirmou a presidenta do PCdoB de Porto Alegre e deputada estadual Bruna Rodrigues. 

O PCdoB reiterou, ainda, seu compromisso com a construção de uma frente ampla capaz de retomar a esperança na cidade, que reúna todas e todos que estão comprometidos com a luta por uma vida digna para o povo.

Para os comunistas da capital gaúcha, Manuela é um nome central nessa disputa — não à toa, liderou o campo da esquerda em 2020 — e tem todas as condições de liderar mais uma vez a disputa ao Paço Municipal. E, nesse sentido, o primeiro compromisso é construir um programa político que fale de unidade, coragem e esperança. 

Para o partido, Porto Alegre pode ser uma cidade boa para o povo, mas o debate sobre os nomes para o pleito não pode vir antes dos interesses coletivos de um povo que sofre cotidianamente a política de morte e descaso de Melo. 

(PL)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *