Rio de Janeiro - Mulheres marcham em Copacabana para celebrar dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha durante a 3ª Marcha das Mulheres Negras no Centro do Mundo (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Em artigo na Folha de São Paulo, as ministras Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Anielle Franco (Igualdade Racial), Margareth Menezes (Cultura) e Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) destacaram o julho das pretas, ocasião em que organizações e movimentos de mulheres negras promovem agendas conjuntas de fortalecimento de ação política coletiva e autônoma.

Com o título “O Brasil se movimenta a partir das mulheres negras”, as ministras destacam: pela primeira vez celebramos o julho das pretas num Brasil com quatro ministras de Estado negras — e não vamos simular normalidade. É histórico, uma ventania de força e esperança redemocratizada com o governo Lula, uma oportunidade concreta de ressignificar a agenda de direitos, especialmente das pessoas negras, que representam 57% da população brasileira. Não é prêmio, é conquista.”

No ensejo, destacam a comemoração do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, nesta terça-feira (25), com foco na potência feminina, na denúncia de desigualdades de raça e gênero e na promoção de políticas de combate a estas injustiças.