Na última quarta-feira (6), a Câmara dos Deputados ratificou sua dedicação ao enfrentamento da violência contra mulheres ao aprovar 14 projetos de lei de prioridade da bancada feminina. Essa medida marca os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, que termina neste domingo (10).

Originada a partir do Instituto de Liderança Global das Mulheres, em 1991, a iniciativa se consolidou como uma estratégia global de mobilização para prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas.

No Brasil, essa ação ganha ainda mais destaque com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ampliando o período de mobilização para 21 dias, com início em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra.

Das 14 propostas aprovadas na Câmara, uma aguarda a sanção presidencial: o protocolo de prevenção à violência contra mulheres em shows e casas noturnas. As demais aguardam análise pelo Senado, marcando um avanço significativo na legislação voltada para a proteção das mulheres no país.

A lista de projetos abrange uma variedade de medidas destinadas a fortalecer a proteção e a garantia dos direitos das mulheres. Veja abaixo quais são.

__

Por Bárbara Luz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *