Na última sexta-feira (1), pela primeira vez na história uma comunista assumiu a presidência da Câmara dos Deputados do Uruguai (Cámara de Representantes). A deputada Ana Olivera é do Partido Comunista do Uruguai (PCU), que compõe com outros partidos a Frente Ampla (Frente Amplio).

Olivera é apenas a quarta mulher à frente da Câmara, sendo que a primeira mulher a presidir a Casa foi também da Frente Ampla, Nora Castro, mas ligada ao Movimento de Participação Popular (Movimiento de Participación Popular – MPP) – ao qual pertence o ex-presidente Pepe Mujica.

Departamento de Fotografía del Parlamento del Uruguay

No Uruguai a presidência da Câmara é votada pelos deputados e reflete os acordos políticos realizados, enquanto no Senado a posição é ocupada pela vice-presidência da República.

Os meios de comunicação uruguaios classificaram a posição de Ana Olivera, que já ocupou o cargo de Intendente de Montevidéu (equivalente a governadora) e de vice-ministra do Desenvolvimento Social, como histórica. Isto porque reconhece novamente a posição das mulheres na política e o papel da contribuição comunista na construção política do país.

O cargo de líder da Câmara tem especial importância este ano que será marcado por eleições em 27 de outubro. A Frente Ampla tem marcado a preferência nas pesquisas para suceder o direitista Lacalle Pou na presidência, que tentará fazer seu substituto pelo Partido Nacional. O mandato no Uruguai é de 5 anos e o atual presidente não pode se reeleger imediatamente.

por Murilo da Silva

*Com informações El Popular e Prensa Latina