Organizada pela Secretaria Nacional das Mulheres do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), a “Caravana Mulheres pelo Brasil – Por um país com equidade e mais mulheres na política” chegou a Petrópolis no último sábado, 6 de julho. O evento, que tem como objetivo fortalecer a representatividade feminina na política e fomentar a luta pela paridade de gênero, contou com a participação de diversas lideranças políticas e comunitárias.

O encontro contou com uma série de oficinas, atividades culturais e debates, com tradução simultânea em Libras, e a participação de importantes lideranças do partido, incluindo Jandira Feghali, deputada federal (PCdoB-RJ), Dani Balbi, deputada estadual (PCdoB-RJ), e Ana Rocha, ex-secretária da Mulher do Rio de Janeiro e atual assessora do Ministério das Mulheres.

A Caravana iniciou com um ato político e panfletagem na Feira Livre de Petrópolis. No Casarão Pub 423, no centro da cidade, foram realizadas diversas atividades, como a oficina “Como ser assertivo nas redes sociais”, focada nas pré-candidatas e ministrada por Léo Carvalho. Outros destaques incluíram o debate “Trabalho e renda para a garantia de um país com mais equidade e mulheres na política”, uma apresentação do grupo de Capoeira Graduada Colibri, o lançamento da pré-candidatura à vereadora da professora Lívia Miranda e o show de encerramento com o grupo Samba da Mulher.

Compromisso com a equidade e empoderamento

Dani Balbi, deputada estadual e presidenta da Comissão de Trabalho da ALERJ, destacou o compromisso do PCdoB com a participação e o empoderamento das mulheres. “Nosso partido é extremamente comprometido com a participação, o empoderamento e a proteção da vida das mulheres”, afirmou.

A deputada federal Jandira Feghali destacou a importância da luta das mulheres para isolar a extrema direita, afirmando que “nosso desafio maior hoje é isolar a extrema direita e por isso a luta das mulheres é importante, por ser suprapartidária e feminista”. Ela também enfatizou que o feminismo é uma luta de toda a sociedade contra as relações de poder que submetem as mulheres.

Já Ana Rocha, representando o Ministério das Mulheres, frisou a função mobilizadora da caravana. “A caravana tem a função de chamar a atenção da sociedade para a importância da participação política da mulher e mobilizar o conjunto partidário do PCdoB para lutar pela eleição de mulheres.”

Ana Maria Prestes, secretária de Relações Internacionais do PCdoB, destacou a caravana como uma iniciativa que une mulheres de diferentes partes do Brasil em torno de questões políticas cruciais: “A Caravana Mulheres Pelo Brasil é uma importante realização da Secretaria Nacional de Mulheres do PCdoB. Uma oportunidade de conectar mulheres de todo o Brasil com as principais pautas em debate nos cenários local, nacional e internacional”.

Lançamento de Pré-Candidaturas

O lançamento da pré-candidatura da professora Lívia Miranda à vereadora foi um dos pontos altos do encontro, com a presença de diversas autoridades políticas, incluindo o presidente estadual do PCdoB do Rio de Janeiro, Daniel Iliescu, o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo (PSB), e o vice-prefeito Paulo Mustrangi (PT).

Para Lívia Miranda, a caravana foi uma oportunidade de diálogo direto com a população. “Dialogar com a população na feira de Petrópolis e escutar atentamente sobre as dificuldades e desafios enfrentados por elas foi muito importante,” disse. Ela também destacou a importância das oficinas para a formação de cidadãs conscientes.

Além de Lívia Miranda, outras pré-candidatas a vereadoras participaram do evento, como Grazy Colibri e Talita França de Petrópolis, e Monica Moraes e Malu Oliveira de Duque de Caxias.

O evento contou ainda com a presença de importantes lideranças e convidadas, como Taís Justen, secretária municipal da Mulher de Petrópolis, Taís Ferreira, gerente executiva da Serratex/Parque Tecnológico, Luciane Bomtempo, primeira-dama e chefe de gabinete da Prefeitura de Petrópolis, Diana Iliescu, presidenta do PCdoB de Petrópolis e do Instituto Municipal de Cultura, e Vanja Andréa Santos, presidenta nacional da União Brasileira de Mulheres.

Especialistas em gênero, professoras, artistas, militantes, parlamentares, trabalhadoras e estudantes também marcaram presença, fortalecendo a base para a construção de um novo horizonte com a emancipação feminina como pilar.

__

Por Bárbara Luz
com informações do PCdoB-RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *