O debate sobre a 3ª Conferência Nacional do PCdoB sobre a Emancipação das Mulheres no Estado de São Paulo mobiliza, além dos comitês municipais, algumas áreas setoriais.

A base setorial dos advogados e advogadas do Partido da Capital paulista reuniu sua plenária no dia 25 de fevereiro, com a presença de 30 militantes que debateram o documento base da 3ª Conferência.

A abertura do evento contou com a presença de algumas convidadas como as doutoras da Ordem dos Advogados do Brasil/SP, Ana Amélia, presidente da Comissão dos Direitos Humanos; e Cláudia Luna, presidente da Comissão Mulher Advogada; Márcia Semer, procuradora e vice-presidente do Sindicato dos Procuradores do Estado de São Paulo e o professor Pietro Alarcon, que representou o Partido Comunista Colombiano. Suas intervenções refletiram a luta das mulheres contra a discriminação de gênero.

O documento base da Conferência foi apresentado pela secretária estadual da Mulher do PCdoB, Júlia Roland, que considerou o debate excelente.

A plenária aprovou a indicação de 10 delegadas/os e três suplentes que participarão da etapa estadual paulista da 3ª Conferência.

Ao final da etapa estadual, o Estado de São Paulo terá realizado 29 plenárias entre as da Capital e do Interior. A Capital fará plenárias distritais, assim como haverá plenárias dos comitês de categoria. No interior, haverá plenárias nas microrregiões. Todos os encontros elegerão delegadas/os à plenária estadual, segundo o critério de um delegado para cada três participantes.

A plenária estadual será realizada no dia 23 de março e respeitará o regimento interno que prevê a cota de 30% para delegados homens.