Aconteceu ontem, 2 de março, um encontro virtual promovido pela Secretaria Nacional de Mulheres e Secretaria de Organização do PCdoB com os comitês estaduais do Partido para realizar um balanço sobre a preparação e a mobilização para a 3 Conferência Nacional do PCdoB sobre a Emancipação das Mulheres.

Participaram 25 estados e mais o Distrito Federal, com a presença de mais de 80 dirigentes, entre secretarias da Mulher nos estados e outros dirigentes estaduais.

Os representantes dos estados, além de apresentarem os esforços que estão realizando para envolver o conjunto do Partido no processo de conferência. Apesar das dificuldades causadas pela pandemia da Covid-19, a mobilização tem sido intensa, envolvendo muitos municípios, regiões e comitês setoriais.

Houve também muitos relatos tristes, de dramas pessoais, de familiares e da militância do PCdoB que não tem ficado imune ao avanço na transmissão da doença e das mortes por ela causada. Uma saudação especial de solidariedade foi feita ao estado do Acre, que passa um momento caótico, com a soma da pandemia, epidemia de dengue e as enchentes que trazem outras doenças para a já sofrida população acreana.

O saldo do balanço foi muito positivo. Vários estados informaram atingir suas metas de mobilização. Quase que a totalidade das atividades tem sido realizadas em formato remoto. Até agora, a partir dos relatos da reunião, é possível concluir que mais de 2 mil pessoas já participaram das plenárias regionais e municipais.  Relatos informam que o processo de Conferência tem permitido a vários comitês estaduais reorganizarem o Partido, após as dificuldades ocorridas nos processos eleitorais de 2018 e 2020.

As dificuldades relatadas pela Região Norte dizem respeito, principalmente, às dificuldades de acesso à internet nas cidades do interior. E mesmo em determinadas regiões das capitais dos estados.

Na Região Sul, segundo os relatos, o avanço da pandemia na região prejudicou a realização de algumas atividades, pois parte da militância está envolvida com cuidados a familiares acometidos pela doença.

A Secretária Nacional do PCdoB, Vanessa Grazziottin, diz que a avaliação é bastante positiva, pois “a militância partidária assumiu o debate, as direções estaduais e os companheiros homens assumem a Conferência como pauta prioritária ao Partido, levando à risca o entendimento de que a emancipação das mulheres interessa e é tarefa de todos, homens e mulheres”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *