A educação é instrumento fundamental para a emancipação das mulheres e, por consequência, de toda a sociedade. É através do letramento, das artes, do desenvolvimento físico, da consciência lógica e matemática e da compreensão das ciências sociais, humanas e da natureza que os sujeitos tornam-se capazes de exercer o pensamento crítico, de produzir ciência e de, dentro da sociedade capitalista, ascender socialmente, passando a ocupar espaços que antes eram destinados apenas ao sexo masculino.

Por Sabrina Oliveira Duarte* e Thaís Alves Rodrigues Jorge**

A garantia do acesso à educação básica para as meninas sempre foi um desafio, durante 322 anos (1500 a 1822), éramos proibidas de acessar a educação escolar formal, depois, fundaram-se escolas exclusivas para meninas, dentro dos conventos, onde reforçava-se a divisão sexual do trabalho, destinando à educação de mulheres os afazeres domésticos e maternos.

Ainda que o fim das escolas separadas entre homens e mulheres, e o ingresso das meninas na escola pública regular da forma como conhecemos hoje, tenha sido uma grande vitória, não foi suficiente para acabar com as desigualdades de gênero na educação.

Atualmente, diversas problemáticas impedem que as mulheres possam concluir seus estudos, dentre elas, a evasão escolar, que foi potencializada pela pandemia. Segundo pesquisa feita pelo Datafolha, cerca de 4 milhões de pessoas abandonaram seus estudos no último período, entre o ensino básico e superior. Ainda que a evasão atinja toda a juventude, existem questões de gênero que agravam a situação ao pensarmos nas estudantes secundaristas.

Antes da pandemia, a necessidade de trabalhar representava 50% das causas do abandono escolar por homens, a mesma causa foi apresentada como resposta por apenas 26% das mulheres. Enquanto 11% das meninas alegaram a realização de tarefas domésticas ou cuidados com outro alguém como motivo para deixar a escola, apenas 1% dos meninos apresentaram essa justificativa. Além disso, 24% das estudantes evadiram fruto de uma gravidez precoce.

Podemos notar que enquanto a maioria dos jovens rapazes, que não concluíram seus estudos, não o fizeram devido ao trabalho; a maioria das mulheres não o fizeram por precisarem destinar seu tempo a tarefas que lhe foram atribuídas pela divisão sexual do trabalho. O reflexo disso é que, além de sermos impedidas desde a juventude de trilhar o caminho da nossa emancipação, podendo escolher nosso futuro a partir do acúmulo das vivências do ambiente escolar, somos também afastadas precocemente da entrada no mercado de trabalho. Em 2018, 28,4% das mulheres entre 15 e 29 anos não estudavam nem trabalhavam, já entre os homens da mesma idade esse número era de 17,6%.

Esses elementos evidenciam que a desigualdade de gênero tem forte influência sobre a evasão escolar das secundaristas e, portanto, o feminismo emancipacionista deve pautar a luta por medidas que visem atenuar o abandono escolar por parte das jovens mulheres, como a educação sexual, necessária para o conhecimento dos métodos contraceptivos adequados e segurança nas relações sexuais, reduzindo os índices de gravidez indesejada na adolescência e conscientizando os homens sobre seu papel paternal, e também ampliando as vagas nas creches, garantindo que as jovens mulheres que queiram engravidar não precisem escolher entre serem mães ou seguirem estudando.

Reconhecendo a educação como princípio da emancipação das mulheres é que defendemos que o poder público haja para a garantia plena desse direito, sem interferências causadas pela atribuição do papel da mulher como cuidadora e protetora do lar, dos idosos e das crianças.

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*Sabrina Oliveira Duarte é diretora da União Estudantil Fortaleza (Unefort) e dirigente da Juventude Pátria Livre (JPL) do Ceará.

** Thaís Alves Rodrigues Jorge é dirigente nacional da Juventude Pátria Livre (JPL) e estudante de pedagogia.

(BL)

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