A 3ª Conferência Nacional sobre a Emancipação das Mulheres do PCdoB foi um grande sucesso, apesar de todas as dificuldades encontradas nos estados e municípios, que vivem o pior momento da pandemia. Reuniu 654 delegadas e delegados eleitos em todos os estados e no Distrito Federal. Destes, 29% eram homens, chegando bem próximo à cota mínima de gênero estabelecida pelo Partido, que é de 30%.

Desses, 199 pessoas eram delegados natos, membros do Comitê Central; membros do Fórum Nacional Permanente de Emancipação das Mulheres, fórum de caráter consultivo e de formulação teórica e política; e as secretarias da Mulher do PCdoB nos estados. Também foram credenciados 106 convidados.

Bastante democrática e participativa, cerca de 240 pessoas puderam se expressar na Conferência, entre as intervenções de dirigentes partidários que falaram na plenária geral e os delegados que falaram nos seis grupos de debate.

O documento base da Conferência recebeu 136 propostas de emendas, oriundas das plenárias estaduais, distrital e temáticas. Foram apresentadas na etapa nacional sete moções.

Com a sala virtual sempre cheia, o clima foi de unidade, combatividade e aprofundamento dos conteúdos apresentados no documento base que serviu para orientar o debate.

No decorrer da Conferência, diversos momentos emocionaram os participantes: a homenagem feita ao veterano comunista Haroldo Lima, que foi deputado federal e diretor geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e que está internado com Covid-19, aos 81 anos de idade; a homenagem feita às vítimas da Covid-19; a leitura do Manifesto Vamos Construir o Feminismo Popular! Todo dia uma luta, todo dia uma esperança, feita pelas 27 secretarias estaduais de mulheres do PCdoB.

Antes da plenária final

Todos os estados e o Distrito Federal realizaram plenárias estaduais. Além delas, aconteceram quatro plenárias nacionais temáticas: sindical, juventude, luta antirracismo e LGBTQIA+, contabilizando a participação de mais de 3 mil pessoas, apenas nas atividades estaduais e nacionais. Os dados das atividades regionais e municipais ainda estão sendo contabilizados.

A comissão organizadora da 3ª Conferência Nacional sobre a Emancipação das Mulheres realizou 10 debates que foram transmitidos nas redes sociais da Secretaria Nacional da Mulher, nas redes oficiais nacionais do PCdoB, além das centenas de compartilhamentos por outras páginas, abordando temas da Conferência. O ato de lançamento da Conferência, realizado no dia 28 de janeiro, foi transmitido por mais de 70 páginas.

Ao final do evento, a secretária nacional da Mulher do PCdoB, Vanessa Grazziotin, emocionada, considerou o evento vitorioso e agradeceu ao conjunto partidário que fez da 3ª Conferência um evento “democrático de resistência, organização e mobilização pelos direitos das mulheres, contra a discriminação e pelo Fora Bolsonaro”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *