A Secretaria Nacional da Mulher do PCdoB promove no dia 23 de agosto, próxima segunda-feira, das 18h às 20 horas, na sua página https://www.facebook.com/, a live As Mulheres e a Reforma Política.

As debatedoras serão a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ) e Vanessa Graziottin, Secretária Nacional das Mulheres do PCdoB e ex- Senadora da República (PCdoB/AM).

A live terá como moderadoras Jô Morais, ex-deputada federal (PCdoB/MG) e ex-coordenadora da Bancada Feminina da Câmara Federal; e Marcia Campos, secretária-adjunta da Secretaria Nacional da Mulher do PCdoB.

O debate se dará em torno dos principais pontos do substitutivo adotado pela Comissão sobre Reforma Eleitoral da Câmara de Deputados e aprovados em Plenário. Estas propostas estão sendo debatidas também no Senado da República.

1 – Contagem em dobro dos votos dados às candidatas mulheres e candidatos negros para o cargo de deputado federal para fins de fundo partidário e do fundo eleitoral para as eleições de 2022 a 2030;

2 – Cota de 30% de candidaturas de mulheres na lista eleitoral de todos os partidos

3 – Constitucionaliza a regra de fidelidade, determinando que a migração autorizada de partidos não afeta a distribuição do Fundo Eleitoral, fundo partidário e acesso gratuito ao rádio e à televisão

4 – Aprovação da Federação dos Partidos

No Senado, foi aprovada a Reserva de cadeiras para as mulheres, crescendo o número a cada eleição.

A bancada federal do PCdoB, liderada pelo deputado Renildo Calheiros, tem 50% de parlamentares mulheres. Junto com a presidenta nacional do Partido, Luciana Santos, realizou conversações com líderes e presidentes de quase todos os partidos sobre os pontos da Reforma que poderiam possibilitar que as mulheres brasileiras alcancem vitórias importantes.

Por maioria dos votos, a frente ampla constituída na Câmara logrou expressivas vitórias. O PCdoB destacou-se pelo grande empenho em unir a todos e todas e impedir a tentativa de imenso retrocesso no processo eleitoral.