A Secretaria Nacional da Mulher do PCdoB presta toda solidariedade à vereadora de Porto Alegre, Bruna Rodrigues (PCdoB), vítima de violência política de gênero. Bruna foi agredida com insinuações sexuais pelo vereador Alexandre Bobadora (PSL) para tentar desqualifica-la no debate sobre a extinção dos cobradores e de isenções nos ônibus, além da privatização da Carros (empresa de transporte público de Porto Alegre).

É inadmissível que uma vereadora ou qualquer outra mulher seja questionada por seus posicionamentos políticos a partir de uma provocação com conotação sexual. Trata-se, portanto, de um ataque sexista e completamente desrespeitoso.

A vereadora Bruna Rodrigues denunciou Bobadora ao Comissão de Ética da Câmara por importunação sexual, assédio moral e quebra de decoro. Também registrou Boletim de Ocorrência e o denunciou publicamente.  Assim como ela, a Secretaria Nacional da Mulher do PCdoB exige punição a esse parlamentar machista e misógino.

A violência política de gênero e o machismo não podem continuar impunes. Diariamente vemos e ouvimos casos de parlamentares sendo agredidas nas mais diversas casas legislativas do Brasil. Exatamente no momento em que lutamos por maior representação política das mulheres, defendendo a proposta de reserva de cadeiras na Câmara Federal e encontramos grande resistência dos setores conservadores, principalmente dos parlamentares homens.

Ouvimos muito a ladainha de que não há lideranças mulheres suficientes nos partidos políticos ou que elas são desinteressadas. Mas como resolver isso tendo o exemplo diário da violência política de gênero? Para fazer o trabalho para a qual foram legitimamente eleitas, muitas mulheres precisam passar por cima das agressões políticas de gênero.

Vamos continuar denunciando e ao mesmo tempo lutando para ampliar o espaço político das mulheres, até alcançar a paridade. Só assim, a presença das mulheres no parlamento será naturalizada e o espaço para a violência política de gênero não mais existirá.

Todo apoio à vereadora Bruna Rodrigues, punição ao agressor!

Secretaria Nacional da Mulher do PCdoB