A Fundação Maurício Grabois, através da Cátedra Claudio Campos, realizará o Seminário “O Desmonte do Setor de Energia – Petrobrás e Eletrobrás – e os Caminhos para a sua Reconstrução”. O Objetivo da atividade é aprofundar o debate sobre a crise do setor energético e os desafios para a sua recuperação.

O tema desde seminário, além de atual, dada a tentativa de desmonte realizada pelo atual governo, vai estar muito presente no processo eleitoral. Por isso, quanto mais elementos sobre a situação dessas duas empresas, mais poderemos organizar sua defesa durante a campanha e sua reconstrução depois.

A criação da Petrobrás (1953) e da Eletrobrás (1962) foram marcos fundamentais na afirmação da Nação Brasileira, superando a ineficiência das companhias estrangeiras que aqui operavam, e permitiram um grande salto no desenvolvimento do país. No momento, a responsabilidade das forças nacionais é resistir ao desmonte que elas vêm sofrendo, patrocinado por interesses que não são os nossos, e formular os caminhos para a sua reconstrução.

Para debater esse tema, convidamos pesquisadores que não apenas são profundos conhecedores da real situação dessas duas empresas, como tiveram a experiência de dirigir ou trabalhar nelas ou na agência reguladora (caso da Petrobras).

Inscrição aqui

Dia 30 de maio, 18 horas

Mesa 2 – A Eletrobás – Qual a situação da Eletrobras nos dias atuais?Qual o papel dessa empresa de energia no desenvolvimento nacional? Por que o Governo Bolsonaro quer privatizá-la? É importante para o Brasil ter o controle de empresas de energia estratégicas ou essa privatização bolsonarista é conveniente? Por que a luz está tão cara? O que fazer para revigorar e fortalecer a Eletrobrás?

Mediador – Nivaldo Santana

Palestrantes:

Prof. Roberto D’Araújo – Diretor do Instituto Ilumina. Engenheiro Eletricista pela PUC/RJ. Mestrado em Engenharia de Sistemas e Controles PUC/RJ.  Pós-graduação em Power Systems Operation & Planning – Waterloo University – Canadá. Estágio Técnico na Bonneville Power Administration – Oregon – EUA. Chefe da Assessoria de Métodos de Furnas Centrais Elétricas. Chefe de Departamento se Estudos Energéticos e de Mercado de Furnas Centrais Elétricas. Foi membro do conselho de Administração de FURNAS de 2003 a 2005. É Professor do curso de MBP especializado em Petróleo da Coppe e Consultor em Energia Elétrica para várias empresas do setor.

Prof. Aurélio Valporto – Economista. Presidente da Abradin – Associação Nacional dos Investidores e Acionistas Minoritários em Empresas de Capital Aberto. MBA em Finanças pela FGV.

Profa. Clarice Ferraz – Economista, Professora da Escola de Química da UFRJ, Mestrado em Energia pela École Polytechnique Fédérale de  Lausane (EPFL), Mestrado em administração Pública com especialização em Gestão Pública e Meio Ambiente pela  Universidade de Genebra, Doutorado em Ciências Econômicas e Sociais pela Universidade de Genebra, Pós-doutorado pela  Instituto de Economia da UFRJ, Pesquisadora Associada do Grupo de Economia da Energia do I.E. da UFRJ desde 2012, Diretora do Instituto Ilumina.

Dr. Sergio Siqueira da Cruz – Médico, Escritor, jornalista da Hora do Povo – Membro do CC do PCdoB e Pesquisador da Cátedra Claudio Campos da FMG.

Dr. Ícaro Chaves – Secretário Geral da Associação dos Engenheiros e Técnicos do Sistema Eletrobrás desde 2018. É Engenheiro das Centrais Elétricas do Norte do Brasil, foi do Conselho Deliberativo da Caixa de Assistência do Setor Elétrico – EVIDA – representando os empregados até 2021, é membro do Conselho de Administração das Centrais Elétricas do Norte do Brasil, foi Diretor Executivo do Sindicato dos Urbanitários do DF até 2021 e foi Engenheiro do Ministério das Comunicações (2006 e 2007).

Prof. Ildo Sauer – ex-diretor de Gás da Petrobras, ex-diretor do Instituto de Energia e Ambiente. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), mestrado em Engenharia Nuclear e Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) e doutorado em Engenharia Nuclear – Massachusetts Institute of Technology (1985). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Energia, com ênfase em Organização da Industria de Energia e Organização da Produção e Apropriação Social de Energia, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento energético, modelos de demanda e recursos e oferta de energia, uso racional de energia, avaliação e desenvolvimento de recursos, produção descentralizada de energia, regulação e controle, políticas energéticas, análise econômica, histórica e social da evolução das formações sociais e apropriação da energia. Petróleo, gás natural, bioenergia, energia nuclear, energia eólica, hidráulica.