Da esquerda para a direita, Leci Brandão, Orlando Silva, Olívia Santana. Ewerton Carvalho e Daiana Santos | Foto: Montagem/reprodução/Redes Sociais

Diferente da maioria das legendas, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) é um dos partidos que mais investe em candidaturas negras e de mulheres e que cumpre integralmente com a distribuição proporcional do Fundo Eleitoral destinados a elas, muitas vezes acima do valor estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Só em 2022, a legenda possui 61,4% dos candidatos autodeclarados pretos e pardos, para os quais foram destinados 63% do Fundo. O PCdoB tem pautado esse tema em suas fileiras ao longo dos anos e, enquanto alguns partidos apresentam em sua maioria candidatos brancos, a legenda reforça o compromisso com a representatividade ao inscrever 137 candidatos/as negros/as na disputa eleitoral de outubro. Destes, 75 homens e 62 mulheres.

Candidaturas femininas

As mulheres representam 45,2% (101 candidatas) do quadro – o segundo melhor desempenho entre as legendas brasileiras. A elas, foram destinados 49,6% dos recursos. A luta das mulheres por mais espaço na política e igualdade não possui o equilíbrio que se espera dentro de uma sociedade onde mais da metade de sua população é do sexo feminino.

No entanto, mais uma vez o PCdoB reflete seu antigo compromisso com a emancipação das mulheres, a luta contra o machismo e pela igualdade de gênero e vai bem além dos 30% da cota estabelecida em lei.

O levantamento é do portal G1 com base na prestação de contas – dos candidatos e candidatas classificadas como ‘aptas’ – apresentadas pelas campanhas até a última quinta-feira (15).