Cida Pedrosa | Foto: reprodução/Maurício Grabois

Na corrida para o 65º Prêmio Jabuti, a escritora pernambucana e vereadora do PCdoB em Recife, Cida Pedrosa, marca presença como finalista na categoria Poesia com sua obra “Araras Vermelhas” (Companhia das Letras, 2022). O livro, um extenso poema lírico-épico, resgata um dos episódios mais marcantes da luta contra a didadura militar de 1964 que executou brutalmente guerrilheiros e guerrilheiras que lutavam na região do Araguaia por liberdade e democracia, durante as décadas de 1960 e 1970.

Pedrosa já havia conquistado o prêmio de “Livro do Ano” do Jabuti em 2020, com “Solo para Vialejo” (Cepe, 2019), tornando-se o primeiro nome de Pernambuco a receber tal honraria. Nas redes sociais, Cida comemorou estar entre os finalistas, expressando sua emoção e orgulho pelo reconhecimento alcançado. “TÔ NA FINAL DO JABUTI, MINHA GENTE! Tô que é só emoção! Minhas Araras Vermelhas voando alto, levando em suas asas a história da Guerrilha do Araguaia.

Em uma entrevista ao jornal JC, a autora expressou o desejo de criar empatia com os leitores ao abordar o tema da guerrilha, buscando envolvê-los emocionalmente com a história e seus personagens.

“Me debrucei sobre esse tema, pois queria fazer algo com muita empatia. Eu queria que os leitores do livro tivessem empatia pela história e não se sentissem assustados. Queria colocar os guerrilheiros e guerrilheiras no colo das pessoas, no coração das pessoas, para que elas entendessem de fato o que aconteceu”, disse.