Mais de cem mulheres, representantes de organizações, sindicatos, entidades e movimentos sociais de todas as regiões do país, participaram, nos dias 15 e 16 de dezembro, em São Paulo, do seminário de lançamento da “Caravana Mulheres pelo Brasil – Por um país com equidade e mais mulheres na política!”. Trata-se de uma iniciativa inédita que percorrerá sete estados, entre os meses de março e julho de 2024, com objetivo de incentivar a participação das mulheres na política.

O seminário teve transmissões ao vivo pelo Youtube e contou com a participação remota de outras 150 militantes. A Secretaria Nacional das Mulheres do PCdoB, organizadora da caravana, registrou alguns dos principais momentos do seminário e produziu um vídeo que pode ser conferido abaixo.

Todo o trajeto da Caravana Mulheres pelo Brasil será registrado em fotos e vídeos, material que será editado e divulgado nas redes sociais. Ao final de todo o percurso, um documentário vai ser produzido com resumo de toda a luta das mulheres em cada canto do país.

2024: ano estratégico

A presidenta nacional do PCdoB e também ministra da Ciência e Tecnologia do Brasil, Luciana Santos, participou do seminário por videoconferência e alertou sobre o novo momento que as políticas de gênero vivenciam, dando destaque, por exemplo, para a reconstrução do Ministério das Mulheres. Ela enfatizou, ainda, a necessidade de o PCdoB e todo o campo da esquerda avançar ainda mais na promoção dos espaços femininos na política, principalmente neste momento de chegada das eleições municipais de 2024.

A secretária nacional Daniele Costa convocou toda a militância do partido, sobretudo a feminina, a se unir nesse movimento e destacou a função da caravana na atual conjuntura brasileira para enfrentar as grandes batalhas no ano de 2024.

A caravana tem início no mês de abril no Rio de Janeiro e segue até o mês de julho, passando pelas cidades de Manaus (AM), Goiânia (GO), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA). Em cada localidade, haverá programação de dois dias, contando com atividades culturais, cursos e oficinas, debates, atos públicos e ações de organização partidária.

Veja fotos do seminário:

Caravana Mulheres pelo Brasil, do PCdoB, percorre país a partir de março

Juntas, mulheres impulsionam outras mulheres, diz Luciana Santos

Seminário de mulheres reforça compromisso do PCdoB com lutas interseccionais

Por Rafael Minoro